NOSSA PROPOSTA
A Proposta Pedagógica do Colégio Exata é formada por três tópicos que definem a identidade da nossa Escola.

Projeto Curricular - neste item o que definimos é o que se vai ensinar, quando é oportuno o conteúdo estabelecido e a forma de avaliação que deve ser explícita.

Projeto Educativo - o principal objetivo aqui, refere-se aos Conteúdos Atitudinais, em que são trabalhados um conjunto de princípios e padrões de conduta para que os alunos construam uma visão de mundo.

Gestão Escolar - esta questão define o cotidiano escolar, ou seja, como ocupamos tempo, espaço e materiais disponíveis.

Para desenvolver o currículo tradicional através de projetos integrados, estes três tópicos têm real importância, pois eles diferenciam cada uma das atividades propostas fazendo com que nossos alunos sejam capazes de desenvolver habilidades e estratégias que permitam aprender por si mesmos novos conhecimentos.

Aprendendo a Conhecer
Despertar o interesse pelo conhecimento, mostrando que o processo de aprendizagem proporciona desenvolvimento e conquistas.
Aprendendo a Fazer
Mostrar como funciona, na prática, assuntos estudados teoricamente, associando conceito com tecnologia e prática.

Aprendendo a Conviver e Ser
Trabalhando atitudes e valores, buscando a "descoberta progressiva do outro", encontrando pontos comuns entre todos e um convívio pacífico e harmonioso.